fbpx

Safra 2024/2025 deve colher 7,8 milhões de toneladas de cana

Safra 2024/2025 começa nesta semana e produtores associados à Ascana devem entregar 7,8 milhões de toneladas de cana na Zilor.

A Safra 2024/2025 começa na segunda-feira (08/04) na Usina São José a na Barra Grande, dia 11 de abril. Esta é a safra 78 da Zilor Energia e Alimentos.

Os produtores associados à Ascana estimam a entrega na casa de 7,8 milhões de toneladas, um pouco abaixo do ano passado, que foi de mais 8,2 milhões de toneladas de cana entregues.

“Nas duas usinas, vai faltar um pouco para chegar nos 8 milhões, a estimativa é de um pouco mais de 7,8 milhões e está um pouco abaixo do ano passado porque o clima não foi tão favorável. Principalmente em novembro e dezembro que faltou chuva e atrasou um pouco o crescimento da cana. Mas a cana está crescendo e a gente espera errar na estimativa”, diz Jorge Luiz Morelli, produtor de cana e diretor de Relações Institucionais da Ascana.

A safra 2023/2024 bateu recorde de produção com a entrega de 8,2 milhões de toneladas de cana, produção 10% maior que na safra anterior, e com produtividade de 81,25 toneladas de cana por hectare.

Safra 2024/2025 gera mais de 3 mil empregos diretos

A safra canavieira movimenta a economia da região, já que a base de atuação da Ascana engloba 15 municípios.

No período são gerados cerca de 3 mil empregos diretos e movimenta vários setores da economia como o de serviços e de peças.

“Na região são mais de 3 mil empregos diretos e como hoje tudo é mecanizado, tanto o plantio quanto a colheita, a maioria das vagas é de operadores e tratoristas, que exige uma melhor qualificação”, analisa Morelli.

Os equipamentos utilizados no campo têm alta tecnologia embarcada e os colaboradores precisam de qualificação para operador as máquinas, o que proporciona um rendimento salarial melhor.

Outro ponto destacado pelo diretor da Ascana é a sustentabilidade em toda a cadeia de produção.

“Hoje é uma realidade totalmente diferente quando a gente fala em meio ambiente. A preservação faz parte do cotidiano e os dados são acompanhados, medidos. Hoje existem programas de certificação, tipo Bonsucro e RenovaBio, ou seja, você tem indicadores e tem que cumprir. Então, não é algo que só se fala, é algo que se pratica”, explica Morelli.

Confira a entrevista completa:

Diretor da Ascana, Jorge Morelli fala sobre a Safra 2024/2025

Compartilhe:

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.