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Estradas vicinais de Lençóis Paulista precisam de manutenção

O Portal de Notícias Acontece na Região foi ver as condições das principais estradas vicinais de Lençóis Paulista que são motivo de reclamações de motoristas, empresários do agronegócio e moradores. Com falta de manutenção e de sinalização, a segurança de quem utiliza as estradas fica comprometida, já que o tráfego de caminhões e equipamentos agrícolas é intenso. A reportagem integra a Campanha ‘De Olho no Trânsito’.

Lençóis Paulista tem mais de 100 km de estradas vicinais, sendo que 88 km foram pavimentados por meio de uma parceria entre a Zilor e a Prefeitura de Lençóis Paulista há mais ou menos 30 anos. Desde então, a maior parte da manutenção é feita pelos associados da Ascana com o apoio da Prefeitura.

Das 11 vicinais, 3 estão sendo recuperadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Dentre as várias estradas visitadas, está a LEP 363 que tem 14,7 km e liga a região de Alfredo Guedes até a Marchal Rondon, local conhecido como Minhocão. Por lá falta acostamento, sinalização e sobram buracos. Até uma ponte sobre o Rio Lençóis está com problemas, mas a sinalização no local não impede a passagem de veículos.

Ponte sobre o Rio Lençóis está com fitas de sinalização, mas o tráfego de veículos segue liberado

Outras vicinais também estão com problemas e oferecem pouca segurança aos usuários. A falta de acostamento e os buracos são os principais problemas. Já a sinalização, é praticamente nula.

Em entrevista ao Acontece na Região, o diretor de Relações Institucionais da Ascana, Luiz Carlos Dalben, disse que com o aumento de caminhões de madeira e o início da safra canavieira, prevista para abril, o risco de circular pelas vicinais deve aumentar, já que elas também escoam a produção de laranja, pedra, insumos agrícolas, soja dentre outras culturas.

Trecho da região do Minhocão onde não há acostamento e a pista de rolamento está em péssimo estado de manutenção

“Existem trechos em boas condições, outros com buracos e até faltando parte do asfalto. Seria importante que as outras rodovias vicinais também fossem recapeadas e recebessem sinalização vertical e horizontal. Os caminhões canavieiros rodam 6 ou 7 meses de safra, já os de madeira rodam o ano todo e vemos que o tráfego aumentou muito. Soma-se a isso, os veículos particulares que circulam pela área rural”, avalia Dalben.

A Bracell informou que acompanha a evolução do programa novas estradas vicinais do Governo do Estado e que a manutenção e melhorias é de responsabilidade dos municípios.

“A Bracell tem o compromisso com desenvolvimento das regiões onde mantém suas operações. A empresa acompanha a evolução do Programa Novas Estradas Vicinais, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que vem beneficiando diversas estradas da região, cuja manutenção e melhoria estão sob responsabilidade dos municípios. A Bracell se mantém à disposição para contribuir com o desenvolvimento do sistema logístico, como vem fazendo ao longo dos últimos anos. Os veículos pesados, seja para transporte de madeira ou celulose, são monitorados em tempo real e trafegam em conformidade com as normas de trânsito”, diz a nota enviada ao Acontece na Região.  

Das 11 vicinais asfaltadas de Lençóis Paulista, 3 foram incluídas no Programa Pró-Vicinais do Governo do Estado em um investimento na casa de R$ 20 milhões. Duas vicinais estão sendo recuperadas em toda a sua extensão: a LEP 454 “José Adauto Vasconcelos” (16,2 km) e a LEP 040 “José Benedito Dalben” (17,8 km) e mais um trecho de 1,5 km da LEP 060 “Rodovia Juliano Lorenzetti”.

Ao Acontece na Região, o vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, que desde 2017 articula junto ao Governo do Estado para que as estradas vicinais sejam recuperadas, falou da importância das vicinais para a economia do Município e alertou para que os usuários trafeguem respeitando o limite de velocidade das estradas já recuperadas.

“A reforma das vicinais é importante porque dá segurança aos moradores de sítios e chácaras e também é importante para a economia porque é por onde a produção agrícola é escoada. Aqui na região temos cana, soja, laranja, dentre outras culturas”, explica Manezinho.

Confira o vídeo abaixo:

OUTRO LADO

A Prefeitura de Lençóis Paulista informou que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza um trabalho de manutenção em estradas rurais de forma permanente e que esta iniciativa compõe o plano de controle de erosão, diretiva Uso do Solo do Programa Município Verde Azul.

Além das 3 estradas que estão sendo recuperadas pelo Programa Pró-Vicinais, Lençóis Paulista assinou convênio com o Governo Paulista para participar do Programa Melhor Caminho, para vicinais sem pavimentação.

Desta forma, trechos sem asfalto das vicinais LEP 040 (José Benedito Dalben) e LEP 454 “José Adauto Vasconcelos” serão recuperados. Lembrando que estas duas rodovias são as que estão recebendo recuperação de pavimento.

CONFIRA A NOTA DA PREFEITUTA NA ÍNTEGRA

MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS:

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realiza um trabalho de manutenção em estradas rurais de forma permanente. Esta iniciativa compõe o plano de controle de erosão, diretiva Uso do Solo do Programa Município Verde Azul.

O objetivo dessas ações é manter as estradas em condições de circulação e evitar processos erosivos em períodos chuvosos, com aplicação de piçarra, reaproveitamento de RCC (Resíduos da Construção Civil) triturado, e abertura de sulcos para drenagem de água das chuvas, contribuindo assim para a boa conservação do solo.

O trabalho é intensificado no período que antecede as chuvas para garantir a circulação em momentos mais críticos. Nos últimos dois anos foram mais de 100 km recuperados.

A malha viária do município conta com mais de 100 estradas municipais ou LEP’s, que abrangem todas as regiões da área rural, como o distrito de Alfredo Guedes, Paranhos, Rocinha, Campinho, Farturinha, Boqueirão, Rio Claro, Chácara das Flores, Corvo Branco, São Judas, Virgílio Rocha, Chapadão, Bocaina, Barra Grande, Vargem Limpa, Tubunas, Faxinal, entre outras.

Além disso, duas importantes vias de escoamento da produção agrícola receberam investimentos graças a convênio firmado com o Governo do Estado. A rodovia José Benedito Dalben (LEP 040), pelo programa de recuperação de vicinais, recebeu investimentos de R$ 7.262.164,50, para recuperação de 17,8 km de extensão. O programa também contempla a vicinal Juliano Lorenzetti (LEP 060), que passou por recape no ano passado, com a execução de obras em um trecho de 1,5 km e investimentos de R$ 2.442.319,15.

Por meio do Programa Melhor Caminho, para vicinais sem pavimentação, foi inclusa a recuperação de mais 6 km da rodovia José Benedito Dalben (LEP 040), no trecho sem asfalto da rodovia. A LEP 454, vicinal que liga Lençóis Paulista a Borebi, também passou por vistoria técnica para a recuperação de 5 km por meio do Melhor Caminho.

Trecho da LEP 363, que tem 14,7 km de extensão e que em muitos trechos está esburacada

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