fbpx

Em Macatuba, vicinal Fernando Valezi é a rota de escoamento da celulose que segue para Santos

Em Macatuba, as estradas vicinais também estão bem deterioradas e precisando de manutenção. O Acontece na Região esteve em dois pontos. Na estrada que liga Macatuba a Usina São José e Bracell, a vicinal Fernando Valezi (MTB 070), e também na Comendador Mateus Lista, que dá acesso aos ranchos que ficam às margens do Rio Tietê e é usada para o escoamento agrícola.

Na MTB 070, o tráfego de caminhões de celulose é intenso. A vicinal Fernando Valezi é usada para escoar a produção de celulose que sai da fábrica e segue de caminhão até o entreposto de Pederneiras e daí segue viagem de trem até o Porto de Santos. Por ali também trafegam os caminhões carregados de madeira e os vazios.

Outro ponto de reclamação dos chacreiros e sitiantes é a terra que entra na pista toda vez que chove. Por conta da tubulação de água que foi colocada às margens da estrada, o local está sempre com terra solta e muitos degraus entre o acostamento e a pista de rolamento.

Ou seja, a estrada passou a ter um volume muito maior de caminhões que circulam 24 horas por dia, todos os dias do ano, mas não recebeu nenhum tipo de manutenção e sinalização. Várias entradas de chácaras estão em situação bem ruim.

No entroncamento com a SP-261, os motoristas precisam redobrar a atenção, porque a pista é estreita para o contorno dos caminhões, que normalmente são de 2 carretas. Como o trevo dá acesso à região central de Macatuba, tem um fluxo grande de veículos e motocicletas.

A outra vicinal que fomos ver é a Comendador Mateus Lista, mais conhecida como a estrada da Pouso Alegre. Por lá também só tem acostamento em alguns pontos. No dia da filmagem, a estrada estava bem esburacada. Mas uma ação de usuários da estrada fez um serviço de tapa-buraco para diminuir o perigo.

O Acontece na Região buscou informações com a Prefeitura de Macatuba e a Bracell.

A Prefeitura disse que a situação piorou com as chuvas e com o aumento do fluxo de veículos pesados. Que segue um cronograma para resolver, de maneira paliativa e em parceria com as empresas que as utilizam, a questão dos buracos. Informou também que a vicinal Lauro Peraçoli, que liga Macatuba a Igaraçu do Tietê entrou no programa de recuperação do Governo do Estado e que busca recursos junto aos governos do Estado e Federal para resolver o problema.

Já a Bracell reitera que a conservação das estadas vicinais está a cargo das prefeituras, que acompanha o programa de estadas vicinais do governo paulista e que os veículos pesados, seja para transporte de madeira ou celulose, são monitorados em tempo real e trafegam em conformidade com as normas de trânsito.

Confira o vídeo abaixo:

OUTRO LADO

NOTA OFICIAL DA BRACELL

A Bracell tem o compromisso com desenvolvimento das regiões onde mantém suas operações. A empresa acompanha a evolução do Programa Novas Estradas Vicinais, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que vem beneficiando diversas estradas da região, cuja manutenção e melhoria estão sob responsabilidade dos municípios. A Bracell se mantém à disposição para contribuir com o desenvolvimento do sistema logístico, como vem fazendo ao longo dos últimos anos. Os veículos pesados, seja para transporte de madeira ou celulose, são monitorados em tempo real e trafegam em conformidade com as normas de trânsito.  

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE MACATUBA

A respeito das vicinais citadas, a Prefeitura de Macatuba segue um cronograma para resolver, de maneira paliativa e em parceria com as empresas que as utilizam, a questão dos buracos. No entanto, com as fortes chuvas dos últimos meses e também o aumento do fluxo de veículos pesados, os problemas passaram a se tornar mais frequentes.

Temos buscado, junto aos governos Estadual e Federal, recursos para uma solução definitiva, que seria o recape. Até o momento, não obtivemos retorno positivo nestes casos. Porém, vale a pena lembrar que, em meados do mês de dezembro, recebemos a notícia de que a Rodovia Lauro Perazolli será finalmente recapeada. A licitação já foi realizada e nós, enquanto Prefeitura, enviamos toda a documentação necessária ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Em breve, a obra deve começar.

Durante todo o ano passado, a administração municipal trabalhou para viabilizar o recapeamento através do programa Novas Vicinais, do Governo do Estado de São Paulo. No dia 11 de agosto de 2021, por exemplo, uma frente liderada pelo prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, esteve no Palácio dos Bandeirantes para solicitar a obra. A Câmara de Vereadores também participou das tratativas.

Usuários da vicinal Fernando Valezi reclamam da falta de manutenção e do aumento do tráfego de caminhões

Compartilhe:

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.