CEI da UPA de Lençóis quer apurar pagamentos atrasados, reclamações sobre atendimento e o caso da morte de um bebê registrado no fim de janeiro.
A gestão da UPA de Lençóis Paulista é alvo de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) na Câmara de Vereadores. Enquanto o Legislativo se prepara para iniciar os trabalhos, o Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde), responsável pela administração da unidade, afirma que mais de 80% dos usuários demonstram satisfação com o atendimento prestado.
Em nota enviada ao Acontece na Região, o instituto informou que a UPA segue as diretrizes do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, utilizando o Sistema de Triagem de Manchester para classificação de risco. Segundo o Ideas, há prioridade para casos de urgência e equipes capacitadas para garantir agilidade nos atendimentos.
A Bancada do PL apresentou o pedido de abertura da CEI na segunda-feira (09/02), e todos os vereadores assinaram o requerimento. O objetivo é apurar reclamações de usuários, relatos de prestadores de serviço e o caso da morte de um bebê registrado no final de janeiro.
Segundo a assessoria do Legislativo, o requerimento deverá passar por adequação para delimitar de forma mais específica os fatos a serem investigados. A adequação deve ocorrer na próxima sessão legislativa.
Ideas diz que abriu sindicância interna
Sobre a morte da criança, registrada no final de janeiro, a família alega negligência médica, afirmando que o bebê teria sido atendido e liberado mesmo com exames alterados. Posteriormente, a criança foi encaminhada para Bauru, onde veio a óbito.
Em nota, o Ideas afirmou que lamenta o ocorrido e informou que instaurou sindicância interna para apurar os procedimentos adotados pela equipe de plantão. O resultado, segundo o instituto, será encaminhado aos órgãos competentes.
Pagamentos seguem cronograma, diz instituto
Durante a leitura do requerimento em plenário, foi mencionado o relato de uma empresa prestadora de serviços à UPA que teria informado atraso nos pagamentos desde novembro.
Em resposta, o Ideas afirmou que o fluxo financeiro segue cronogramas administrativos e que eventuais atrasos pontuais estão sendo tratados para regularização.
O instituto também declarou que respeita as prerrogativas de fiscalização do Poder Legislativo e que está à disposição para prestar esclarecimentos.
A CEI deve definir nos próximos dias sua composição e o cronograma de trabalho.
O prefeito de Lençóis Paulista, André Sasso, o Cagarete, gravou vídeo nas redes sociais em que se manifesta favorável à investigação.
O Acontece na Região aguarda o posicionamento oficial da Prefeitura de Lençóis Paulista e já agendou entrevista com o presidente da Câmara, Chico Naves, para explicar os próximos trâmites da CEI da UPA.
Confira a nota do Ideas na íntegra:
O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) agradece o contato e informa que respeita as prerrogativas de fiscalização do Poder Legislativo e reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, colocando-se à inteira disposição das autoridades e do Legislativo para prestar todos os esclarecimentos que demonstrem a correção de sua gestão técnica e administrativa.
Quanto aos aspectos financeiros sinalizados, o Ideas esclarece que o fluxo de pagamentos segue cronogramas administrativos e que eventuais atrasos pontuais estão sendo tratados para regularização imediata. Sobre os protocolos de atendimento, a unidade segue rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, utilizando o Sistema de Triagem de Manchester para garantir prioridade absoluta aos casos de urgência pediátrica, com equipes médicas capacitadas para assegurar a agilidade e eficácia diagnóstica.
Em relação ao caso ocorrido no final de janeiro, o Instituto lamenta profundamente o ocorrido e informa que, desde o primeiro momento, instaurou uma sindicância interna para apurar todos os procedimentos adotados pela equipe de plantão. Este procedimento administrativo segue os trâmites legais e éticos necessários, e seus resultados serão compartilhados com os órgãos competentes.
Por fim, o Ideas avalia que a gestão em Lençóis Paulista tem alcançado níveis positivos de resolutividade, com indicadores que apontam mais de 80% de satisfação dos usuários. A organização permanece focada no aprimoramento contínuo da humanização e da eficiência do atendimento, priorizando sempre a vida e o bem-estar da população.











