fbpx

Acidente de trânsito não é acaso, é consequência, diz especialista

Mauricio Louzada diz que acidente de trânsito não é acaso, mas fruto da pressa, distração, excesso de confiança e sono.

Prevenir acidentes de trânsito é uma ação de todo mundo, do motorista que tem bom comportamento e dos que não tem, por que o erro do outro pode colocar a nossa vida em risco.

É desta forma simples e objetiva que Mauricio Louzada, especialista em segurança comportamental, norteou a palestra que ministrou no 1º Encontro de Motoristas promovido pela Zilor e Ascana na última quarta-feira (22/03).

Em entrevista exclusiva ao Acontece na Região, Louzada destacou que os acidentes não acontecem por acaso, mas que são consequências das ações e decisões que os motoristas tomam quando estão ao volante.

“A gente tem falado muito disso. São 4 estados que a gente tem que eliminar: a pressa, a distração, o excesso de confiança e o sono. Quem nunca saiu atrasado, olhou no celular dirigindo ou fez uma ultrapassagem em local proibido ou ainda que achou que ia vencer o sono?”, diz Louzada.

Confira a entrevista na íntegra:

Especialista aponta algumas causas de acidente de trânsito

Mauricio Louzada aponta alguns elementos que podem provocar acidentes de trânsito e que os motoristas precisam ficar atentos:

Pressa

A pressa faz com que o motorista descumpra regras e procedimentos no trânsito, principalmente com excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas.

“Se você tiver que fazer uma ultrapassagem e tem um pouquinho de dúvida, você acaba fazendo porque a pressa te leva lá e a velocidade é um dos elementos mais importantes que a gente tem que controlar quando está dentro de um veículo”, analisa Louzada.

Distração

A principal distração ao volante é o celular. O correto é desligar, segundo o especialista. Mas tem outras coisas que também não devem ser feitas como comer ou beber enquanto dirige.

“Acho que hoje não tem uma pessoa que não seja de alguma forma escrava do seu celular. Toda hora vem uma mensagem e olhar para o celular enquanto dirige é algo realmente muito perigoso. Quem não consegue vencer isso deve desligar o aparelho”, orienta.

Excesso de confiança

O excesso de confiança pode acontecer quando se dirige há muito tempo e, muitas vezes, o motorista imagina que está seguro e passa a assumir determinados riscos. Aí também está o uso do cinto de segurança e da cadeirinha de bebê.

“O excesso de confiança pode levara a gente a ultrapassar onde não deve ou mesmo exceder o limite de velocidade. Uma coisa que acontece muito é que na rodovia a pessoa usa o cinto e ao entrar na sua cidade tira, relaxa e acontece o acidente. Quem tem um bebê pequeno, às vezes fala assim: só vou na casa aqui da minha sogra, então eu não vou colocar a criança na cadeirinha e ali acontece o acidente”, destaca o especialista.

Sono e fadiga

O sono, a fadiga e o cansaço as pessoas não têm como vencer. O sono sempre vence e não tem receita mágica que funcione. O correto é parar e descansar.

“O sono sempre vence a gente e não tem receitinha daquelas como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio. Nada disso funciona para quem tem sono. Só tem um jeito, é parar, descansar e depois retomar a viagem com segurança”, destaca.

Voltar para casa é o objetivo de todos nós, diz Louzada

Para Mauricio Louzada, voltar para casa no final do dia é a principal razão para dirigir com segurança.

Ele enfatiza que é preciso lembrar de quem te espera em casa, dos sorrisos, e dos sonhos para o futuro.

“Se você tiver isso em mente. Você vai cumprir a regra de trânsito, você vai cumprir a legislação, porque você não está fazendo isso com medo de ser multado. Você está fazendo isso por outro motivo”, finaliza Mauricio Louzada.

O 1º Encontro de Motoristas e o lançamento da Campanha Trânsito Seguro reuniu mais de 1 mil profissionais da Zilor e da Ascana em evento realizado na última quarta-feira (22/03), no Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”, em Lençóis Paulista.

Mauricio Louzada é especialista em segurança comportamental

Compartilhe:

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.