fbpx

Atingidos pela enchente pedem ajuda e Prado anuncia auxílio

Moradores da Vila Contente atingidos pela enchente pedem ajuda e prefeito de Lençóis anuncia auxílio-emergencial.

A chuva forte da noite do último sábado (18/02) provocou alagamentos nas vilas Contente, Repke e Baccili e fez com que 67 famílias foram atingidas.

O bairro mais afetado foi a Vila Contente. Dados da Secretaria de Assistência Social apontam que 60 famílias tiveram suas casas atingidas pela enchente e perderam seus pertences.

O Acontece na Região esteve no bairro na tarde de ontem (23/02) para ouvir os moradores. A enxurrada atingiu as ruas Martim Afonso e Regente Feijó e deixou um rastro de destruição.

Equipes da Prefeitura de Lençóis Paulista trabalhavam na limpeza das ruas que ontem ainda tinha muito barro, entulho e até veículos que foram arrastados pelas águas.

Alguns moradores ainda muito abalados, preferiram não gravar entrevistas. Além de móveis, eletrodomésticos e roupas, as pessoas perderam alimentos e medicamentos.

O Acontece na Região entrevistou o senhor Antônio Gonçalves de Lima que há 26 anos mora na Vila Contente e que passou pela sua segunda enchente.

Moradores relatam perdas na enchente

“Perdi duas vezes, tudinho. A primeira vez não deram nada e desta vez diz que vai dar, mas talvez nem dá nada”, conta Antônio Gonçalves que está indo dormir na casa do filho.

Tainara Fernanda dos Santos Barbosa mora na Rua Martim Afonso com o marido e 2 filhos e diz que também perdeu tudo o que tinha.

“A gente se vira do jeito que pode porque não tem nada ali, praticamente perdi tudo. A gente está dormindo em 2 colchões que ganhamos”, diz Tainara Barbosa.

Também moradora da Vila Contente, Paula Fernanda da Silva Carvalho viu a água subir mais de 1 metro e invadir sua casa.

“Eu perdi tudo também e se não entrasse para salvar o meu tio e a minha cachorra eles tinham morrido”, conta ainda assustada e preocupada já que tinha comprado todos os móveis à prestação.

Confira a entrevista:

Atingidos pela enchente vão receber auxílio em dinheiro

Equipes da Prefeitura de Lençóis trabalham na limpeza da Vila Contente desde domingo de carnaval

Os atingidos pela enchente do último sábado em Lençóis vão receber da Prefeitura de Lençóis Paulista um Auxílio Financeiro Emergencial de acordo com o levantamento feito pela Assistência Social.

“Gostaria de reforçar minha solidariedade às famílias atingidas, que perderam seus bens tão preciosos. Mais uma vez tivemos o apoio da Câmara Municipal para a transferência de recursos em prol das pessoas que mais necessitam neste momento. Os recursos serão transferidos para o Fundo Social de Solidariedade e repassados aos moradores das áreas de risco, com a finalidade de reposição dos itens perdidos, como geladeiras, fogões, sofás, camas, guarda-roupas. Isso não resolve o problema de forma definitiva, mas continuaremos trabalhando com essa finalidade”, disse o prefeito Anderson Prado.

A previsão é de que os pagamentos comecem a ser feitos na próxima terça-feira (28/02), 10 dias após as enchentes.

O projeto de lei que prevê a liberação de até R$ 1 milhão para o pagamento deste auxílio foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores na sessão da última quarta-feira (22/02).

Secretário de Assistência Social, Ney Góes explica que o auxílio será pago em dinheiro e creditado na conta do chefe da família ou por meio de cheque, caso a pessoa não tenha conta em banco.

O valor do Auxílio Financeiro Emergencial vai ser de acordo com o levantamento feito pela Assistência Social no domingo (19/02).

Todas as residências atingidas foram visitadas e os moradores responderam a um questionário informando o que tinham em casa e o que deu perda total.

O setor de Licitações fez o levantamento do preço médio dos móveis e eletrodomésticos e, em cima, destes preços e da lista de perdas é que está sendo calculado o valor do auxílio para cada família.

Assistência Social distribui roupas, alimentos e produtos de limpeza

Doações para os atingidos pela enchente podem ser entregues no Ginásio do Csec

Na manhã do domingo de carnaval, as equipes da Assistência Social de Lençóis Paulista percorriam os bairros afetados pelas enchentes para distribuir roupas, alimentos e produtos de limpeza e avaliar os danos de cada família.

“No domingo de manhã trouxemos tudo o que a gente já tinha de roupas lá na Assistência e também produtos para que as pessoas iniciassem a limpeza dos seus imóveis onde a água já tinha baixado. Estamos distribuindo marmitas desde o domingo e cestas básicas para quem já ganhou fogão”, explica Ney Góes, secretário de Assistência Social.

A Capela de Santa Rita de Cássia se transformou em um centro de distribuição e auxílio para os moradores da Vila Contente.

As doações podem ser entregues no Ginásio do CSEC. Podem ser doados, roupas de cama, mesa e banho, móveis, eletrodomésticos, dentre outros objetos.

Prefeitura já demoliu 50 casas da área de risco

A Prefeitura de Lençóis Paulista iniciou o processo de desapropriação e demolição de imóveis na área de risco na Vila Contente em 2017.

Segundo o prefeito Anderson Prado, foram já desapropriadas e demolidas cerca de 50 casas.

“Sem essas medidas, teríamos mais de 110 famílias atingidas. Vamos seguir e intensificar o projeto de desapropriação e intensificar o aluguel social. Temos organizado o orçamento para que esses processos que representam a solução definitiva do problema avancem. Esse é um compromisso da Administração e, também, pessoal”, explicou o prefeito de Lençóis Paulista.

Vista da Rua Martim Afondo, na Vila Contente, onde até carro foi levado pela enxurrada

Tags

Compartilhe:

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.