fbpx

Chuva aumenta risco e exige cautela dos motoristas

Chuvas de verão aumentam os riscos nas estradas e os motoristas precisam redobrar a atenção para evitarem acidentes.

A temporada de chuvas, de dezembro a março, exige ainda mais cautela dos motoristas nas estradas, já que os acidentes aumentam em até 5%, segundo dados da Entrevias.

Para reduzir os riscos e aumentar a segurança dos usuários, as concessionárias fizeram obras de limpeza e drenagem nas pistas.

Os motoristas precisam redobrar a atenção e praticar a direção defensiva.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para chuvas intensas na região de Bauru.

Espelhos d’água –para evitar aquaplanagem, a orientação é dirigir em velocidade reduzida já que a manobra aumenta a aderência do pneu ao solo e evita que o acúmulo de água desestabilize o veículo.

Distância segura – é preciso manter uma distância segura em relação ao veículo da frente porque na chuva o tempo de resposta da frenagem é mais demorado, o que pode ser agravado se os pneus estiverem carecas e causar colisões traseiras.

Planejamento preventivo – Uma viagem segura começa com um planejamento preventivo checando as condições dos pneus, freios, fluidos e pastilhas. As paletas dos vidros dianteiro e traseiro também merecem atenção porque podem ressecar com o tempo.

Recomendação – Em situações de condição adversa intensa, com redução acentuada da visibilidade, a recomendação é que o motorista faça uma pausa em local seguro, como as bases operacionais instaladas nas rodovias.

*Com informações da Entrevias Concessionária de Rodovias

Chuvas de verão aumentam os riscos nas estradas e os motoristas precisam redobrar a atenção para evitarem acidentes

Compartilhe: