fbpx

Covid-19: médica recomenda vacina e máscara

Casos aumentam e médica infectologista recomenda vacina e o uso de máscara para conter a nova da Covid-19.

Médica infectologista da Unimed de Lençóis Paulista, a Dra. Geovana Momo disse que a nova onda da Covid-19 chegou e que é preciso que as pessoas retomem alguns cuidados, principalmente quem tem alguma comorbidade ou está com nariz escorrendo e dor de garganta.

“Nós estamos pedindo para aquelas pessoas que têm alguma comorbidade, que elas voltem a usar a máscara. Aquela pessoa que está com sintomas respiratórios também. Começou um nariz escorrendo, uma dor de garganta, é necessário usar a máscara e também fazer o teste”, orienta a médica.

Nas festas de fim de ano ou em eventos com aglomeração, a especialista fala da importância do uso da máscara e de manter as vacinas em dia, inclusive das crianças.

“A vacina bivalente não está disponível ainda, mas quem não terminou o calendário que corra atualizar. Então, se você tem 2 doses, precisa fazer ainda as outras 2 de reforço. Para aquela pessoa que tenha uma imunossupressão, já está liberada a 5ª dose”, explica a médica.

Confira a entrevista completa:

Momento não é de pânico, mas exige atenção, diz especialista

A médica infectologista ressalta que apesar do aumento do número de casos da Covid-19, o momento não é de pânico, mas que alguns cuidados são necessários.

“Estamos com aumento do número de casos, porém, casos leves. O número de internação ainda não aumentou aqui na nossa região, mas a gente precisa de atenção. Provavelmente, um ou outro caso vai ter alguma complicação. Então, nesse momento é preciso ter atenção, mas sem pânico”.

Nesta semana, a Anvisa anunciou que o uso de máscaras em aeroportos e aviões volta a ser obrigatória. Empresas de vários setores também estão retomando obrigatoriedade da proteção em ambientes fechados.

“Eu falo que nós estamos no momento em que a própria pessoa pode fazer a sua escolha, se usa a máscara ou não. Então, se você tem sintomas, se você tem alguma doença, se você vai frequentar algum lugar aglomerado, faça o uso da máscara”, orienta a Dra. Geovana Momo.

Anvisa libera vacinas bivalentes contra a Covid-19

Na noite terça-feira (22/11), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso das chamadas “vacinas bivalentes” contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer. A empresa disse que as vacinas devem chegar ao Brasil nas próximas semanas.

Imunizantes de segunda geração, vão oferecer proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes e podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço para maiores de 12 anos.

A autorização é para uso emergencial e foi aprovada por unanimidade pelos cinco diretores da agência reguladora em reunião extraordinária.

Os imunizantes aprovados foram:

bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;

bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

Anvisa aprova uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer

Tags

Compartilhe: