fbpx

Nosso desafio é garantir água potável e esgoto tratado para atender o boom imobiliário de Lençóis, diz diretor do SAAE

No mês em que Lençóis Paulista completa 164 anos, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) garante o saneamento básico com qualidade e se prepara para garantir água potável e esgoto tratado para o boom imobiliário que o Município vive e que, segundos estimativas, vai ganhar 46 mil novas unidades habitacionais em até 10 anos. Só para efeito de comparação, hoje a autarquia tem 28 mil ligações de água.

O Acontece na Região conversou com o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, para entender quais são os principais desafios de uma autarquia que tem mais de 50 anos e é referência pela excelência do serviço que presta nesta nova etapa de desenvolvimento da cidade.

“Nosso grande desafio é distribuir água potável e fazer o tratamento do esgoto doméstico em Lençóis Paulista, que vive um boom imobiliário, que tem um hotel 5 estrelas, que é uma cidade de economia forte com muitas empresas importantes e um comércio diferenciado e crescente. Nós temos que fazer agora as obras de infraestrutura que vão garantir o saneamento básico para a Lençóis Paulista que está se formando”, diz.

E a infraestrutura de saneamento que vai garantir água potável e esgoto tratado são obras que depois de prontas ficam ‘enterradas’. “Nós temos que trabalhar para que o usuário não saiba que estamos trabalhando porque a pessoa só lembra do SAAE quando falta água ou dá vazamento de esgoto. E é isso que estamos fazendo com a nova captação de água no Rio Lençóis e a duplicação do emissário de esgoto”, conta Cagarete.

O novo ponto de captação de água no Rio Lençóis vai ser feito na região da Pedreira, quase toda a tubulação está pronta e isso vai possibilitar que a água chegue mais limpa na ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). Depois vem uma segunda fase, com a construção física da captação e toda parte de bombeamento. Um novo poço também já foi anunciado e será perfurado na Cecap.

Quanto a duplicação dos emissários de esgoto, as tratativas foram concluídas e em breve começam as obras, que vai aumentar consideravelmente a capacidade dos emissários até a  ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Cagarete explica que as ações integradas de infraestrutura que o SAAE está realizando estão calcadas no desenvolvimento previsto para o Município. “Lençóis está em ebulição e em 8 ou 10 anos temos uma projeção de ter 46 mil novas unidades habitacionais prospectadas junto ao SAAE, já que tivemos o anúncio de novos investimentos como a nova fábrica da Bracell e também de outras indústrias locais que estão em expansão”, comenta.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Diretor do SAAE, André Sasso na pedra fundamental do novo ponto de captação de água do Rio Lençóis

Compartilhe: