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Manutenção e sinalização dão segurança nas estradas vicinais, diz diretor da Ascana

A região de Lençóis Paulista tem um grande potencial de produção agrícola no Estado de São Paulo e é pelas estradas vicinais que cortam as áreas rurais dos municípios que esta produção é escoada, mesmo porque as fábricas que utilizam a maioria desta matéria-prima estão localizadas em Lençóis e nas cidades vizinhas.

“A manutenção constante do asfalto, da sinalização e do acostamento são pontos fundamentais para a segurança, pois nos últimos anos houve um grande aumento no número de caminhões, máquinas e veículos leves circulando nas vicinais e a segurança de quem trafega pela área rural depende do condutor e da qualidade da via. Portanto, destacamos a importância do monitoramento e da manutenção constante para minimizarmos os riscos de acidente de trânsito”, diz o diretor de Relações Institucionais da Ascana, Luiz Carlos Dalben, ao Acontece na Região.

A entrevista integra a Campanha ‘De olho no trânsito’ que tem como objetivo a conscientização, lembrando que além de caminhões e equipamentos agrícolas, as vicinais são usadas por moradores de sítios e chácaras e também para o lazer, como festas e ciclismo.

A manutenção das estradas vicinais deve ser feita pelas prefeituras, pelas concessionárias de rodovias estaduais e também pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Entretanto, na maioria das vezes, o serviço de recuperação e tapa buraco é feito pelas empresas que utilizam as estradas para escoar a produção.

Dalben conta que Lençóis Paulista tem uma malha de estradas vicinais asfaltadas muito grande, bem diferente de outros municípios, e isso se deve a um investimento feito pela Zilor e Prefeitura, entre outros, há mais ou menos 30 anos.

“Durante os últimos 20 anos, a maior parte da manutenção das vicinais aqui de Lençóis foi feita pelos associados da Ascana com apoio da Prefeitura. Este ano que o vice-prefeito Manezinho conseguiu recurso para a recuperação de 2 vicinais. Estas estradas são importantes para escoar a produção agrícola e são um patrimônio do Município”, diz o diretor da Ascana.

Dalben cita o vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, o Manezinho que, ao lado do prefeito Anderson Prado, conseguiu junto ao Governo do Estado um investimento na casa de R$ 20 milhões para a recuperação integral da LEP 040 (José Benedito Dalben- 17,8 km), da LEP 454 (José Adalto Vasconcelos – 15,5) e também um trecho da LEP 060 (Juliano Lorenzetti). Lençóis Paulista tem 11 estradas vicinais asfaltadas, num total de 88 km.

Com o aumento de caminhões de madeira e o início da safra canavieira, prevista para abril, o risco de circular pelas vicinais deve aumentar, já que elas também escoam a produção de laranja, pedra, insumos agrícolas, soja dentre outras culturas.

“Existem trechos em boas condições, outras com buraco e até faltando parte do asfalto. Seria importante que as outras rodovias vicinais também fossem recapeadas e recebessem sinalização vertical e horizontal. Os caminhões canavieiros rodam 6 ou 7 meses de safra, já os de madeira rodam o ano todo e vemos que o tráfego aumentou muito. Soma-se a isso, os veículos particulares que circulam pela área rural”, avalia Dalben.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Diretor da Ascana, Luiz Carlos Dalben fala sobre a importância das estradas vicinais

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