fbpx

Teste do olhinho e consulta de rotina são importantes para o diagnóstico precoce do câncer de olho, diz especialista

Nos últimos dias, a internet só fala de uma coisa: retinoblastoma, o câncer de olho que foi diagnosticado na filha do apresentador Tiago Leifert. Ele e a esposa Daiana Garbin gravaram um vídeo falando do problema e da importância do diagnóstico precoce. O Acontece na Região entrevistou o médico oftalmologista da Unimed de Lençóis Paulista, Dr. Luiz Fernando Ávila Hueb, para saber mais sobre o assunto.

“O retinoblastoma é um tumor maligno e tem 2 tipos. O genético, que é bilateral e menos comum, e o esporádico, que é uma mutação que ocorre nas células e a criança desenvolve a doença de forma aleatória. Esta é a forma mais comum. O diagnóstico precoce é feito com o teste do olhinho e as consultas de rotina ao oftalmologista”, explica o médico.

O problema é que a maioria dos pais nunca ouviu falar que criança tem que fazer consulta de rotina com o oftalmologista. O médico diz que o ideal é fazer o teste do olhinho na maternidade, uma consulta de rotina aos 6 meses e outra quando a criança tiver um ano. A partir daí, uma vez ao ano.

“Quanto antes detectar a doença e iniciar o tratamento é melhor. O diagnóstico precoce pode salvar a vida porque a chance de cura é grande, mas em fase tardia pode levar a criança a óbito”, comenta Hueb.

O retinoblastoma é uma doença que acomete crianças pequenas, do nascimento até os 6 anos, mas com maior incidência até os 3 anos de idade.

A dica do especialista é para que os pais observem os olhos dos filhos e caso notem que o olho está torto, vermelho ou com coceira, procurem um médico oftalmologista. Hueb também explica que o ‘olho de gato’ na foto pode ser indício de que a criança está com problema nos olhos.

Pais devem ficar atentos se os olhos das crianças ficam diferentes nas fotos; acima ‘olho de gato’

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Dr. Luiz Fernando Hueb é médico oftalmologista da Unimed de Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe: