fbpx

Ascana comemora Dia da Árvore com plantio simbólico de Ipê Amarelo

Para comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, a Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) realizou um plantio simbólico de mudas de Ipê Amarelo.

Por conta da pandemia da Covid-19, o tradicional plantio de árvores não pode ser feito e a proposta foi de que as empresas agrícolas associadas à Ascana fizessem o plantio de uma muda em suas áreas e registrassem em foto.

“Todos os parceiros da Ascana receberam uma muda de Ipê Amarelo neste dia 21 de setembro e realizamos o plantio como um símbolo deste dia da árvore e como símbolo do compromisso que temos de cuidar de todas as questões ambientais. Vamos cuidar do meio ambiente que é o futuro das próximas gerações”, disse Luiz Carlos Dalbén, diretor de Relações Institucionais da Ascana.

A Ascana, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, também plantou 4 mudas nas dependências de seu Departamento Técnico.

Ao todo foram plantadas 22 mudas e em cada delas foi inserida uma mensagem de otimismo como esperança, fé, amor, superação, força, resiliência, gratidão, vitória, respeito, futuro, mudança, vida, saúde, sabedoria, paz, alegria e família.

Cada muda de ipê amarelo distribuída levou uma mensagem de otimismo

O Ipê Amarelo foi escolhido para o plantio simbólico porque é considerado a flor nacional. O título foi dado em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros que declarou o Pau Brasil a Árvore Nacional e o Ipê Amarelo, a Flor Nacional, já que quando floresce, suas flores amarelas contrastam com o verde das matas, que remetem à bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida no 7 de setembro, data da independência do Brasil.

O Ipê Amarelo é uma árvore de grande porte e suas flores desabrocham em dias secos e cinzentos de inverno, anunciando a chegada da Primavera.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa ‘árvore cascuda, é também o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também aparecem no cerrado e na caatinga.

No Departamento Técnico da Ascana, foram plantadas 4 mudas em parceria com a Prefeitura de Lençóis

Compartilhe: